Guarujá inaugura hotel temático para surfistas e amantes do esporte

Ibis Styles Surf é fruto de parceria entre a Família Roman, dona do Delphin Hotel, e a rede francesa Accor Hotels

hotel no guaruja
Lobby do hotel já mostra que o espaço é dedicado para quem gosta de pegar onda (Foto: Rosa Santos)

Da paixão de um jovem surfista surgiu um dos projetos mais inovadores da rede hoteleira de Guarujá: o Ibis Styles Surf. Inaugurado em março na Praia da Enseada, é o primeiro e será o único hotel da marca no Brasil construído no conceito surfe. E o lugar para erguer o empreendimento não poderia ser melhor, já que a cidade é o berço da modalidade no Brasil, tendo revelado campeões brasileiros e mundiais como Jojó de Olivença e Adriano de Souza, o Mineirinho.

O negócio é ainda mais ousado porque se trata de uma parceria de R$ 22 milhões entre a Família Roman, dona do Delphin Hotel, um tradicional quatro estrelas de frente para o mar em Guarujá, e a empresa francesa Accor Hotels, rede que reúne 21 hotéis pelo mundo, inclusive o Ibis. Neste caso, o jovem surfista apaixonado é Roberto Roman, um dos investidores, junto com o irmão Ricardo Roman Jr.

Ousadia
Eles resolveram empreender de um jeito diferente. Enquanto muitos hoteleiros temem a concorrência das grandes redes internacionais, eles viram na possibilidade de unir-se a elas uma grande oportunidade de negócio.

“O Ibis Styles Surf é o primeiro produto econômico do Litoral a oferecer diferenciais de um hotel de luxo, como centro de convenções e auditório para 350 e 250 pessoas, respectivamente, além de toda infraestrutura de lazer e gastronomia, como sauna, piscina, restaurante e bar. Isto porque os hóspedes poderão contratar um pacote day use para o Delphin. Tanto que já está sendo construído um acesso que ligará um hotel ao outro”, explica Ricardo. O Ibis fica a 200 metros da praia, bem atrás do Delphin.

Parcerias
O faro da família parece bem certeiro, já que a marca Ibis é conhecida pelo tripé qualidade, preço e boa localização como garantia de boa estadia. Nessa parceria, o luxo é valor agregado e opcional. São 99 apartamentos, garagem para 70 carros e, assim como outros hotéis da marca, tarifas a partir de R$ 179,00 que dão direito a café da manhã.

Segundo o sócio-investidor Ricardo Roman Jr., o objetivo é, no futuro, ampliar o hotel, construindo mais 20 quartos e uma cobertura.

O SVP Operações Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget América do Sul, Franck Pruvost, explica que um hotel com conceito Styles pode ser adaptado ou construído do zero, como é o caso do de Guarujá. “Escolhemos o tema junto com os investidores. O surfe foi escolhido não apenas por ser perto da praia, mas por existir uma história de família”.

O melhor é que o empreendimento foi todo montado a partir de parcerias. A família Roman conseguiu colaboradores até para a decoração. “As pranchas são minhas e as fotos e telhas são de amigos meus. Até mesmo a cerveja artesanal vendida no bar é produzida por um parceiro”, explica  Roberto. Aliás, fica a dica: não deixem de provar a Sumatra, uma cerveja feita por surfistas, para surfistas.

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Além da decoração, hotel se preocupou em valorizar os atletas da região, como Jojó de Olivença (Fotos: Rosa Santos)

Mercado
Apesar da crise econômica, o presidente do Guarujá Convention e Visitors Bureau, João Carlos Pollak, acredita que a Cidade ainda tem grande capacidade de desenvolvimento e investimento no turismo. “A vinda da rede Ibis é a grande prova disso. Com certeza, iniciativas assim movimentam 52 setores da economia, geram emprego e trazem know-how”.

Já a secretária de Turismo do Guarujá, Thais Margarido, ressalta que o local estará aberto para receber amigos, famílias e surfistas. “Funcionará tanto no verão quanto no inverno. Surfistas gostam de ondas e no inverno o mar é um verdadeiro playground para eles”.

Ela acrescenta que o objetivo é aproveitar a temporada dos campeonatos de surfe para chamar mais competidores para o hotel, já que existe uma estrutura de pré-treino para competições. Essa estrutura, explica Ricardo Roman Jr., está em uma academia de alta performance, projetada para que os surfistas profissionais possam treinar com seus personais. “Os equipamentos são ultramodernos”.

A expectativa é manter a ocupação do Ibis Styles Surf entre 75% e 80%. O público-alvo são famílias e surfistas de todo o Brasil. Porém, a escolha do campeão mundial Mineirinho como garoto-propaganda do hotel mostra que o surfe é o limite na hora de atrair hóspedes pelo mundo. Aloha!

Decoração descolada
No Ibis Styles Surf tudo é feito para o hóspede se sentir no mundo colorido dos surfistas, na linguagem do esporte: o pico ideal! Detalhe: você não precisa ser um deles para entrar nessa onda. Até porque, 90% das pessoas que compram produtos deste público são apenas amantes do estilo, que é um dos mais queridos do mundo.

A decoração éo grande diferencial do hotel. A ideia é que o hóspede viva realmente uma experiência durante a estada. Dos apartamentos à parte externa, tudo é colorido, cheio de fotos e grafites. As luminárias, por exemplo, são feitas de quilhas; os espelhos têm formato de prancha; os móveis foram feitos com revestimentos florais e os uniformes dos funcionários são da Hurley, marca conceituada entre os surfistas e patrocinadora do empreendimento.

Conforto
Quem gosta de chegar a um hotel e se jogar na cama vai adorar o Ibis Styles Surf. Isto porque elas são exclusivas e superconfortáveis. Os apartamentos têm entre 17 e 21 m2 e contam com mesas de cabeceira, luminárias, espelho, tevê e são abertos com um cartão personalizado, tudo no maior estilo surfista. Também há quartos adaptados para deficientes físicos.

São cinco tipos de apartamentos para atender a cada tipo de cliente: casal, twin, triplo, family e o de homenageados, como os campeões mundiais Adriano de Souza e Tom Curren, o embaixador do surfe brasileiro Rico de Souza, os campeões brasileiros Jojó de Olivença e Paulo do Tombo e os surfistas de ondas gigantes Ross Clarke-Jones, Rodrigo Koxa e Sylvio Mancusi.

“É uma coisa única no Brasil. E tem muito valor agregado a essa proposta, como turismo, família, qualidade de vida e responsabilidade social. É um privilégio fazer parte desse projeto”, exaltou Olivença”, que tem uma foto sua estampada na parede de um dos quartos do hotel.

Aliás, para os que quiserem viver de verdade a experiência do surfe, a escola de Jojó fica a poucos metros do hotel, com aulas a R$ 150,00.

Meio ambiente
Outro diferencial do hotel é o fato de ele ser sustentável. Utiliza energia solar, reaproveita água da chuva nos banheiros e é totalmente revestido para que a temperatura seja sempre mantida em 20 graus (tanto em dias quentes quanto frios). O ar-condicionado é inteligente e garante 30% de economia no consumo de energia.

Já o restaurante possui dois ambientes, com um grande painel que mostra detalhes de manobras de surfe. Assim, quem é leigo tem noção do que é possível fazer sobre uma prancha. Os clientes contam apenas com o café da manhã, que é recheado de pães, frios, frutas, iogurtes, cereais e suco. Tudo do melhor estilo saudável.

Fonte: atribuna.com.br
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